Seguro de Colheitas
O Seguro de Colheitas protege os produtores face à ocorrência de fenómenos climáticos adversos que possam afetar as suas colheitas, ao garantir o pagamento de uma indemnização no caso de perdas ou danos que possam afetar as produções das culturas.
Este Seguro é destinado a agricultores, quer se apresentem individualmente ou através de entidades coletivas (neste caso, com um grupo mínimo de cinco agricultores), que sejam titulares dos bens a segurar ou que tenham interesse em segurá-los.
Ao contratar o Seguro de Colheitas, os agricultores contratam uma proteção específica e abrangente, face a riscos climáticos imprevistos que podem condicionar o sucesso das suas produções, permitindo a estabilização dos seus rendimentos e assegura a viabilidade e continuidade da exploração agrícola.
A contratação deste Seguro pressupõe uma bonificação decorrente de apoios comunitários para ajuda ao pagamento do prémio do seguro que pode variar entre 60% (no caso de contrato coletivo, seguro na campanha anterior ou jovem agricultor em 1ª instalação) e 57% (se se tratar de um contrato individual sem seguro na campanha anterior).
Qual é o objetivo dos seguros de colheitas?
Proteger os proprietários ou interessados contra os danos ou perdas que possam afetar as produções das culturas, através do pagamento de uma indemnização face à ocorrência de fenómenos climáticos adversos cobertos pela apólice que podem afetar as suas colheitas.
Quando posso contratar o Seguro de Colheitas?
Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, de acordo com o período de cobertura de cada cultura aqui (as datas de cobertura podem ser estendidas ou antecipadas em relação aos prazos previstos na Apólice Uniforme tendo por base as necessidades da cultura).
Existe algum apoio a quem contrate o Seguro de Colheitas?
Está definido, para quem cumpra as normas estabelecidas, uma bonificação do prémio do seguro por parte do IFAP em diferentes percentagens consoante as modalidades e características do segurado (até ao nível máximo de 70%).
Modalidades disponíveis:
– 70% de Bonificação do Prémio: caso o agricultor disponha de Estatuto de Agricultura Familiar válido;
– 60% de Bonificação do Prémio: caso o agricultor contrate uma apólice coletiva ou uma apólice individual e tenha celebrado seguro no ano anterior;
– 57% de Bonificação do Prémio: caso o agricultor contrate uma apólice individual ou não tenha efetuado seguro na campanha anterior.
Que tipos de seguros bonificados de colheitas existem?
– Seguro Horizontal;
– Seguro Vitícola de Colheitas;
– Seguro Especial de Pomóideas no Interior Norte;
– Seguro especial Tomate para Indústria;
– Seguro especial Citrinos Algarve Barrocal;
– Seguro especial Cereja;
– Seguro Especial Pera Rocha Oeste.
Que riscos posso contratar no seguro de colheitas?
– Seguro horizontal:
Granizo, geada, queda neve, incêndio (e cobertura adicional de incêndio com origem não climática), ação queda raio, tromba d’agua e tornado.
Estes riscos podem ser contratados individualmente ou em conjunto.
– Seguro especial de Pomóideas Interior Norte:
Todos os riscos do seguro horizontal. Risco de granizo com franquia relativa de 20% ou franquia absoluta de 15% ou 25%. Risco de geada com franquia absoluta de 15% ou 25%.
Estes riscos só podem ser contratados em conjunto.
– Seguro especial de Tomate para indústria:
Todos os riscos do seguro horizontal mais chuva persistente (com franquia relativa de 20% ou Franquia absoluta de 15% ou 25%).
Estes riscos só podem ser contratados em conjunto.
– Seguro especial Citrinos Algarve Barrocal:
Todos os riscos do seguro horizontal. Risco de geada com franquia absoluta de 15% ou 25%.
Estes riscos só podem ser contratados em conjunto.
– Seguro especial Cereja:
Todos os riscos do seguro horizontal mais fendilhamento do fruto (com franquia absoluta de 15% ou 25%). Riscos de granizo e geada com franquia relativa de 20% ou franquia absoluta de 15% ou 25%.
Estes riscos só podem ser contratados em conjunto.
– Seguro especial Pera Rocha Oeste:
Todos os riscos do seguro horizontal mais a falta de vingamento por baixas temperaturas (com franquia absoluta de 15% ou 25%).
Estes riscos só podem ser contratados em conjunto.
A estes riscos podem ser acrescentadas coberturas adicionais que dependem do tipo de cultura. Fale com a equipa Atlas ou com um dos nossos mediadores e conheça as opções disponíveis que mais se adequam à sua cultura.