A Atlas é uma spin-off que resulta de um projeto iniciado em 2012 exclusivamente dedicado ao sector agrícola.

Em 2013, o tomate foi a cultura escolhida para as primeiras apólices de seguro de colheitas, cobrindo uma extensão de 1.046Ha (cerca de 8% da produção nacional de tomate).

Em 2016 foram introduzidas novas culturas no portfólio, como maçã, pêra, ameixa, milho, arroz e pimento. Por essa altura a área coberta relativa à cultura do tomate era cerca de 99% da produção nacional).

Em 2020, a Atlas tornou-se a primeira MGA agrícola da península ibérica, estabelecendo parcerias com alguns dos maiores players do mercado segurador internacional, entre os quais, a seguradora Sompo International e a sua plataforma AgriSompo, parceiro estratégico do projecto.

A Sompo Internacional, representada em Portugal pela Atlas, subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português). Este é um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros.

Na campanha de 2020, operando já como empresa de seguros acreditada pelo IFAP, a Atlas reforçou a sua carteira com a cultura da vinha, segurando 61 mil parcelas, mais de 16 mil hectares pertencentes a 15 mil produtores na região dos vinhos verdes – o reconhecimento da maior comissão vitivinícola do país.

Em 2021 a Atlas prevê uma cobertura próxima dos 50.000Ha, com um portfólio de culturas ainda mais variado, entre as quais o abacate ou os frutos vermelhos.

Quem Somos

A Atlas é uma spin-off que resulta de um projeto iniciado em 2012 exclusivamente dedicado ao sector agrícola.

Em 2013, o tomate foi a cultura escolhida para as primeiras apólices de seguro de colheitas, cobrindo uma extensão de 1.046Ha (cerca de 8% da produção nacional de tomate).

SABER MAIS

A nossa Abordagem

Ao garantir a cobertura base de cada cultura, o seguro de colheitas é uma ferramenta incontornável da actividade agrícola. No entanto, está longe de preencher as necessidades dos agricultores, desde logo porque este produto apenas responde ao risco associado à produção e também porque cada cultura tem as suas necessidades particulares. A Atlas aborda os seus clientes, partindo das suas necessidades, até encontrar a solução mais adequada, rompendo assim com a prática instituída no mercado segurador português, que se limita a distribuir uma solução standard para todo o tipo de agricultor e cultura. A solução à medida é assim a peça estruturante da oferta seguradora ATLAS, em sintonia com as necessidades reais da agricultura portuguesa.

Missão

A ATLAS será, a curto prazo, a MGA agrícola líder da Península Ibérica, oferecendo um conjunto de soluções que resultem na mitigação dos principais riscos do negócio, permitindo que os nossos clientes se abstraiam dos riscos do negócio e se foquem exclusivamente na sua área de expertise, promovendo assim um ambiente propício à evolução do sector na região.

Parceiros

Em Abril de 2020, a ATLAS assina uma parceria estratégica essencial com a Sompo International Holdings Ltd.

É parceria inédita, com soluções inovadoras e alternativas ou complementares à oferta disponível em Portugal e que combina a experiência da Sompo em seguros de colheitas com a reputação e rede da Atlas no mercado nacional.

A Sompo subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português). Este é um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros.

Equipa

Frederico Bernardino

CEO

Frederico Bernardino

Chief Executive Officer (CEO)

Sobre o nosso CEO

O Frederico Bernardino é o CEO e Fundador da ATLAS.

Conta com cerca de quarenta anos de experiência profissional, com particular destaque no sector de seguros onde, através de várias empresas e projectos por si liderados, tem deixado uma marca incontornável da sua visão e da sua abordagem.

A ATLAS resulta do seu profundo conhecimento do mercado segurador e da experiência que foi consolidando no sector agrícola, uma resposta alternativa e personalizada com foco nas necessidades reais dos agricultores. É graças ao seu espírito inquieto e criativo que o mercado hoje dispõe da cobertura de ‘chuvas persistentes’ - uma abordagem inovadora que passou a ser standard de mercado.

O Frederico é responsável pela gestão estratégica, participando também na actividade comercial da ATLAS.

João Machado

CMO

João Machado

Chief Marketing Officer (CMO)

Sobre o nosso CMO

O João Machado é o CMO (Chief Marketing Officer) da ATLAS.
João Machado é responsável pela promoção de relações institucionais da ATLAS com base na criação, comunicação e entrega de ofertas com valor acrescentado para o setor, para os clientes e parceiros de negócios. Focado na construção de soluções que respondem às reais necessidades dos agricultores, o João Machado acredita que a proposta de valor da ATLAS oferece ao mercado as condições essenciais para a evolução da agricultura em Portugal.

Da sua prestigiante carreira no sector da Agricultura destacam-se os seis mandatos como presidente da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal de 1999 até 2017, o seu contributo para a PAC enquanto membro efectivo do grupo consultivo da DG AGRI da Comissão Europeia desde 2005 até 2017, ou como membro do Conselho de Administração da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, de 2002 a 2008, Presidente do conselho de administração do CNEMA – Centro nacional de exposições e Mercados Agrícolas, de 2003 a 2017, apenas para nomear alguns.

Da sua vasta experiência em funções de liderança em diferentes órgãos de representação na área agrícola, João Machado foi conquistando um lugar de destaque que viria a ser agraciado por diversos Governos como aconteceu em 2006, com a Grã Cruz da Ordem de Mérito Agrícola atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio; em 2017, com a Medalha de Ouro do Ministério da Agricultura atribuída pelo Ministro Luís Capoulas Santos e, em 2018, com a Ordem do Mérito Grã-Cruz pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

António Lobo

CFO

António Lobo

Chief Financial Officer (CFO)

Sobre o nosso CFO

O António Lobo é o CFO da Atlas.

É economista de formação, com mais de 20 anos de experiência profissional dedicados à gestão financeira, consultoria e empreendedorismo em várias áreas de negócio. O António acredita convictamente na proposta de valor da Atlas e no valor acrescentado que esta oferece ao sector agrícola, indústria pela qual, desde sempre, mostrou uma cumplicidade especial.

Anteriormente foi consultor de Big4, destacando-se pela a sua colaboração e liderança em projetos relacionados com gestão estratégica, M&A, auditoria financeira e entrepreneurship. Deste contexto resultou um profissional multidisciplinar, agora ao serviço da Atlas, com valências em diversas áreas, entre as quais a modelação financeira como ferramenta de apoio à gestão, o planeamento estratégico e a conceptualização de modelos de negócio, análise financeira, bem como a gestão de projeto.

Francisco Vilela Pereira

Business Analyst

Francisco Vilela Pereira

Business Analyst

O Francisco é Business Analyst da ATLAS.

Mestre em engenharia agrónoma e especializado em tecnologias de planeamento agrícola, tem-se focado no desenvolvimento de produto, com a combinação de conhecimentos agronómicos e analíticos para a análise de riscos de produção.

A sua motivação é criar soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos agricultores, através do contacto direto com estes e do emprego de conhecimento técnico-científico.

Antes de entrar na ATLAS, o Francisco adquiriu experiência como analista de aplicações de controlo de produção na Holanda (Wageningen), e na área das políticas agrícolas concluiu o Schumann Traineeship do comité de agricultura no Parlamento Europeu.

Beatriz Caldeira

Brand Manager

Beatriz Caldeira

Brand Manager

A Beatriz Caldeira é Brand Manager da ATLAS.

Assume também a responsabilidade pela Gestão dos Novos Projetos da ATLAS.

Formada em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova e Mestre em Marketing pela Universidade Católica, a Beatriz apresenta um perfil polivalente, resultante da experiência consolidada em diferentes papéis, desde a experiência de agência até ao foco no cliente interno. Além das competências adquiridas nestes mercados, a Beatriz conta também com a mais-valia de já ter colaborado na área dos seguros durante dois anos na Secose.

Movida pelo propósito de tornar a ATLAS na líder top of mind no mercado dos seguros agrícolas em Portugal, a Beatriz está focada na construção de uma marca sólida, indelével e assente nos valores da experiência, do compromisso, da inovação e da orientação para o cliente.

Consultores

José Diogo Albuquerque

Consultor

José Diogo Albuquerque

Consultor

O José Diogo é consultor da Atlas responsável pela mediação de interesses com organizações de produtores e/ou outras associações agrícolas de referência, assim como no apoio técnico na construção e desenvolvimento de soluções diferenciadoras no mercado dos seguros agrícolas.
O consultor agrícola da Atlas é licenciado em Engenharia Agrónoma e, antes de ter sido Secretário de Estado da Agricultura em Portugal, entre 2011 e 2015, teve diversas experiências internacionais.
Foi Investigador e Professor Convidado da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia e esteve vários anos em Bruxelas onde, depois de ter estagiado na Direção Geral de Agricultura da Comissão Europeia, trabalhou no COPA/COGECA, foi representante da CAP junto da União Europeia, e trabalhou na Comissão Europeia, na Direcção-Geral de Agricultura da Comissão Europeia, onde esteve diretamente envolvido com a reforma da Política Agrícola Comum.
Actualmente, o José Diogo é o CEO do grupo Agroportal, que gere a plataforma digital com conteúdos sobre Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, Agroportal.pt.

Ana Rosado

Consultora

Ana Rosado

Consultora

A Ana faz parte da equipa de consultores da Atlas no âmbito da referenciação de players importantes nos setores específicos do Olival e Amendoal e apresenta também valências noutras áreas de produção que adquiriu através do seu percurso académico e profissional.
Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Beja. Foram as culturas do azeite e do vinho que desde cedo despertaram mais a sua atenção. Primeiro na área de tratamento de subprodutos de lagares e depois na certificação de produtos de qualidade. Com formação específica na área da produção, qualidade e análise sensorial de azeites, é membro de Painéis de Provadores de diversos Concursos Nacionais e Internacionais.
Entre 2013 e 2017 foi responsável por todas as campanhas do Lagar da Cartuxa, unidade de referência na produção de azeites de qualidade em Portugal.

O nosso premium
partner