A Atlas é uma spin-off do departamento agrícola duma corretora de seguros nacional de primeira linha, que em 2012 iniciou um projeto exclusivamente dedicado ao setor agrícola.

Em 2013, o tomate foi a cultura escolhida para as primeiras apólices de seguro de colheitas, cobrindo uma extensão de 1.046Ha (cerca de 8% da produção nacional de tomate).

Em 2016 foram introduzidas novas culturas no portfólio, como maçã, pêra, ameixa, milho, arroz e pimento. Por essa altura a área coberta relativa à cultura do tomate era cerca de 99% da produção nacional).

Em 2020, a Atlas tornou-se a primeira MGA agrícola da península ibérica, estabelecendo parcerias com alguns dos maiores players do mercado segurador internacional, entre os quais, a seguradora Sompo International e a sua plataforma AgriSompo, parceiro estratégico do projeto.

A Sompo Internacional, representada em Portugal pela Atlas, subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português). Este é um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros.

Na campanha de 2020, operando já como empresa de seguros acreditada pelo IFAP, a Atlas reforçou a sua carteira com a cultura da vinha, segurando 61 mil parcelas, mais de 16 mil hectares pertencentes a 15 mil produtores na região dos vinhos verdes – o reconhecimento da maior comissão vitivinícola do país.

Em 2021 a Atlas perfez uma cobertura no território próxima dos 50.000Ha, com um portfólio de culturas ainda mais variado, consolidando relações com clientes fidelizados e aumentando o portfólio de culturas (entre as quais o abacate ou os frutos vermelhos).

O ano de 2022 caraterizou-se pela implementação de parcerias estratégicas com principais associações e organizações de produtores, pela duplicação da carteira de clientes, pela expansão da atividade seguradora para o Chile e pelo acentuado crescimento da área coberta e do prémio associado em Portugal.

Em 2023 a Atlas desenvolveu coberturas inovadoras direcionadas ao risco específico das culturas, investiu em tecnologia de modelação e previsão de riscos e apostou no desenvolvimento de plataformas digitais de gestão e acompanhamento de sinistros.

Quem Somos

A Atlas é uma spin-off do departamento agrícola duma corretora de seguros nacional de primeira linha, que em 2012 iniciou um projecto exclusivamente dedicado ao sector agrícola.

Em 2013, o tomate foi a cultura escolhida para as primeiras apólices de seguro de colheitas, cobrindo uma extensão de 1.046Ha (cerca de 8% da produção nacional de tomate).

SABER MAIS

A nossa Abordagem

Ao garantir a cobertura base de cada cultura, o seguro de colheitas é uma ferramenta incontornável da actividade agrícola. No entanto, está longe de preencher as necessidades dos agricultores, desde logo porque este produto apenas responde ao risco associado à produção e também porque cada cultura tem as suas necessidades particulares. A Atlas aborda os seus clientes, partindo das suas necessidades, até encontrar a solução mais adequada, rompendo assim com a prática instituída no mercado segurador português, que se limita a distribuir uma solução standard para todo o tipo de agricultor e cultura. A solução à medida é assim a peça estruturante da oferta seguradora ATLAS, em sintonia com as necessidades reais da agricultura portuguesa.

Missão

A ATLAS será, a curto prazo, a MGA agrícola líder da Península Ibérica, oferecendo um conjunto de soluções que resultem na mitigação dos principais riscos do negócio, permitindo que os nossos clientes se abstraiam dos riscos do negócio e se foquem exclusivamente na sua área de expertise, promovendo assim um ambiente propício à evolução do sector na região.

Parceiros

Em Abril de 2020, a ATLAS assina uma parceria estratégica essencial com a Sompo International Holdings Ltd.

É parceria inédita, com soluções inovadoras e alternativas ou complementares à oferta disponível em Portugal e que combina a experiência da Sompo em seguros de colheitas com a reputação e rede da Atlas no mercado nacional.

A Sompo subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português). Este é um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros.

Equipa

Frederico Bernardino

CEO

Frederico Bernardino

Chief Executive Officer (CEO)

Sobre o nosso CEO

O Frederico Bernardino é o CEO e Fundador da ATLAS.

Conta com cerca de quarenta anos de experiência profissional, com particular destaque no sector de seguros onde, através de várias empresas e projectos por si liderados, tem deixado uma marca incontornável da sua visão e da sua abordagem.

A ATLAS resulta do seu profundo conhecimento do mercado segurador e da experiência que foi consolidando no sector agrícola, uma resposta alternativa e personalizada com foco nas necessidades reais dos agricultores. É graças ao seu espírito inquieto e criativo que o mercado hoje dispõe da cobertura de ‘chuvas persistentes’ - uma abordagem inovadora que passou a ser standard de mercado.

O Frederico é responsável pela gestão estratégica, participando também na actividade comercial da ATLAS.

João Machado

CMO

João Machado

Chief Marketing Officer (CMO)

Sobre o nosso CMO

O João Machado é o CMO (Chief Marketing Officer) da ATLAS.
João Machado é responsável pela promoção de relações institucionais da ATLAS com base na criação, comunicação e entrega de ofertas com valor acrescentado para o setor, para os clientes e parceiros de negócios. Focado na construção de soluções que respondem às reais necessidades dos agricultores, o João Machado acredita que a proposta de valor da ATLAS oferece ao mercado as condições essenciais para a evolução da agricultura em Portugal.

Da sua prestigiante carreira no sector da Agricultura destacam-se os seis mandatos como presidente da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal de 1999 até 2017, o seu contributo para a PAC enquanto membro efectivo do grupo consultivo da DG AGRI da Comissão Europeia desde 2005 até 2017, ou como membro do Conselho de Administração da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, de 2002 a 2008, Presidente do conselho de administração do CNEMA – Centro nacional de exposições e Mercados Agrícolas, de 2003 a 2017, apenas para nomear alguns.

Da sua vasta experiência em funções de liderança em diferentes órgãos de representação na área agrícola, João Machado foi conquistando um lugar de destaque que viria a ser agraciado por diversos Governos como aconteceu em 2006, com a Grã Cruz da Ordem de Mérito Agrícola atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio; em 2017, com a Medalha de Ouro do Ministério da Agricultura atribuída pelo Ministro Luís Capoulas Santos e, em 2018, com a Ordem do Mérito Grã-Cruz pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

António Lobo

CFO

António Lobo

Chief Financial Officer (CFO)

Sobre o nosso CFO

O António Lobo é o CFO da Atlas.

É economista de formação, com mais de 20 anos de experiência profissional dedicados à gestão financeira, consultoria e empreendedorismo em várias áreas de negócio. O António acredita convictamente na proposta de valor da Atlas e no valor acrescentado que esta oferece ao sector agrícola, indústria pela qual, desde sempre, mostrou uma cumplicidade especial.

Anteriormente foi consultor de Big4, destacando-se pela a sua colaboração e liderança em projetos relacionados com gestão estratégica, M&A, auditoria financeira e entrepreneurship. Deste contexto resultou um profissional multidisciplinar, agora ao serviço da Atlas, com valências em diversas áreas, entre as quais a modelação financeira como ferramenta de apoio à gestão, o planeamento estratégico e a conceptualização de modelos de negócio, análise financeira, bem como a gestão de projeto.

Ricardo Farinha

Head of Finance & Compliance

Ricardo Farinha

Head of Finance & Compliance

O Ricardo Farinha é Head of Finance & Compliance da ATLAS e assume também a responsabilidade da ligação com a SOMPO.

É contabilista de formação, com mais de 20 anos de experiência profissional em diversas áreas financeiras numa TOP 10 World Telecom Company.

O Ricardo iniciou o seu percurso profissional na área de accounts payable, onde foi team coordinator, passou pela implementação de um financial Share Service Center na companhia, seguindo depois para áreas mais analíticas, inicialmente como business analyst numa área de consumo e nos últimos 8 anos especializou-se como reporting analyst, garantindo informação de gestão rigorosa e atempada.

Com a entrada na ATLAS, espera trazer para a empresa know how de simplificação e automatização de processos, assim como permitir aos decisores uma leitura precisa e antecipada da evolução dos principais indicadores de negócio de forma a tornar a empresa e a marca ATLAS, cada vez mais forte no universo dos seguros agrícolas, em Portugal e no mundo.

Teresa Sampaio Soares

Legal Counsel

Teresa Sampaio Soares

Legal Counsel

A Teresa Sampaio Soares é Legal Counsel da Atlas.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é advogada com prática preferencial nas áreas de contencioso, comercial e societário.

Ao longo do seu percurso profissional, exerceu funções em sociedades de advogados, tendo-se envolvido em diversas operações jurídicas e prestado assessoria jurídica a clientes nacionais e internacionais.

A sua motivação passa por prestar uma assessoria de máxima qualidade nos mais diversos aspetos legais, através da definição e implementação de uma política abrangente de mitigação de riscos jurídicos, reputacionais e legais, com base no atual quadro regulamentar e demais legislação.

A experiência da Teresa é uma mais-valia não só no âmbito jurídico, como ainda no reforço dos nossos valores de compromisso com os clientes através de soluções mais sólidas e competitivas.

Beatriz Caldeira

Brand Manager

Beatriz Caldeira

Brand Manager

A Beatriz Caldeira é Brand Manager da ATLAS.

Assume também a responsabilidade pela Gestão dos Novos Projetos da ATLAS.

Formada em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova e Mestre em Marketing pela Universidade Católica, a Beatriz apresenta um perfil polivalente, resultante da experiência consolidada em diferentes papéis, desde a experiência de agência até ao foco no cliente interno. Além das competências adquiridas nestes mercados, a Beatriz conta também com a mais-valia de já ter colaborado na área dos seguros durante dois anos na Secose.

Movida pelo propósito de tornar a ATLAS na líder top of mind no mercado dos seguros agrícolas em Portugal, a Beatriz está focada na construção de uma marca sólida, indelével e assente nos valores da experiência, do compromisso, da inovação e da orientação para o cliente.

António Lacerda

Business Analyst - Livestock

António Lacerda

Business Analyst - Livestock

O António é Business Analyst - Livestock da ATLAS.

Licenciado em engenharia Agronómica e Zootécnica, mestre em Produção Animal e pós graduado em Gestão e Finanças, tem um vasto conhecimento da realidade quer técnica quer empresarial do sector agrícola.

Após alguns anos ligado diretamente à gestão operacional de empresas agrícolas, enquadradas em diversos contextos produtivos, aporta à equipa não só uma perspetiva técnico-operacional, mas sobretudo uma visão prática do setor.

Com estas valências conseguimos aproximar a realidade e necessidades do agricultor às diferentes ferramentas de mitigação de risco que dispomos.

Manuel Quintela

Sales Representative

Manuel Quintela

Sales Representative

O Manuel é Sales Representative da ATLAS.

Com vasta experiência profissional no departamento comercial, em particular no sector agrícola, tem uma visão muito próxima da realidade do agro-negócio e das necessidades dos agricultores.

Ao longo da sua vida profissional, exerceu funções diretamente ligadas ao departamento comercial em empresas de referência no sector agrícola, revelando-se por isso uma mais-valia na aproximação ao mercado.

Simão Correia

Business Analyst

Simão Correia

Business Analyst

O Simão é Business Analyst da Atlas.

Licenciado em Engenharia Agronómica e Mestre no mesmo curso com especialização em Engenharia Rural,
adquiriu uma formação aprofundada na análise e planeamento de projetos de engenharia e tecnologias agrícolas.

Desenvolveu experiência técnica e de apoio ao sector agrícola, no primeiro caso numa das maiores empresas agrícolas nacionais, focado na cultura do milho, no segundo caso na área de consultadoria agrícola, também numa empresa líder na área.

Além disso, durante o ano de 2023 foi responsável por 2 subdireções de um evento com expressão a nível mundial - oportunidade que lhe deu capacidades de organização, criatividade e relação com profissionais do mundo inteiro.

O Simão espera entregar à ATLAS o seu espírito jovem e o conhecimento técnico no sector agrícola.

Ana Oliveira

Financial Accountant and Treasury Assistant

Ana Oliveira

Financial Accountant and Treasury Assistant

A Ana Oliveira é Financial Accountant and Treasury Assistant da Atlas.

Formada em Contabilidade e Administração e inscrita na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, conta com mais de 10 anos de experiência na área da Contabilidade e Administrativa.

Na abordagem das suas funções, a Ana procura a máxima eficiência e pontualidade na contabilização e análise das contas da empresa, o que permite à equipa de gestão acesso a informação atempada e de qualidade para a correta tomada de decisões.

Pedro Ribeiro Corrêa

Claims Manager

Pedro Ribeiro Corrêa

Claims Manager

O Pedro é Claims Manager da Atlas.

Agricultor, agrónomo, mestre em viticultura e enologia, com formação em gestão e em engenharia de multiplicação de plantas, tem-se dedicado, ao longo de mais de 30 anos, à consultoria, gestão agrícola e ao desenvolvimento de projetos agrícolas e sociais. Acredita na atividade agrícola rentável e sustentável como parte dum ecossistema diverso e equilibrado.

A sua visão holística e técnico-empresarial da atividade agrícola, aliada a uma formação e especialização continuada fizeram-no responsável pela implementação de diversos projetos agrícolas e agroindustriais em Portugal e no estrangeiro.

Conhecedor do risco associado à atividade neste sector, vê nos seguros agrícolas e de colheitas, fortes aliados e uma grande mais valia, que acrescentam ao empreendedorismo agrícola, segurança e capacidade de gestão. A comunhão de valores e visão com aqueles que a Atlas MGA defende, fá-lo acreditar que esta colaboração irá contribuir para um desenvolvimento sério da atividade dos seguros agrícolas.

Atlas Chile

José Miguel Rodriguez Irigoyen

Sales Representative

José Miguel Rodriguez Irigoyen

Sales Representative

O José Miguel Rodríguez Irigoyen é Sales Representative da ATLAS no Chile.

O José Miguel é Engenheiro Agrónomo com especialização em Economia Agrária pela Universidade Católica do Chile e tem mais de 12 anos de experiência profissional nos setores público e privado no Chile.

No setor privado, tem trabalhado na gestão comercial de produtos alimentares para o mercado nacional e em particular para clientes do setor de retalho.

Em relação à sua experiência no setor público, concentrou-se na gestão de questões internacionais, principalmente para o desenvolvimento e crescimento das exportações de produtos agroalimentares chilenos.

As suas motivações sempre estiveram no desenvolvimento e profissionalização da agricultura chilena, particularmente no setor produtor e exportador de produtos agroalimentares.

A sua integração na Atlas visa aprofundar a nossa presença no Chile e na região, com o objetivo de oferecer ao mercado produtos inovadores orientados às necessidades dos agricultores.

O nosso premium
partner